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Tecnologia de Motor Linear


Eixos com motores lineares rígidos são standard, padrão nos equipamentos de eletroerosão Sodick.

Benefícios:

Ausência de transmissão mecânica (fuso e rosca)
Sem folga ou movimento vazio
Fidelidade geométrica nas peças com menos repasses
Redução nas quebras do fio
Incremento na velocidade de usinagem
Não requer manutenção ou lubrificação
10 anos de garantia na precisão de posicionamento

O que acontece com as transmissões mecânicas?

A utilização de motor giratório acoplado a transmissão mecânica para movimentar eixos foi o padrão adotado na eletroerosão até 1999. Acreditava-se que este método permitia atingir precisão aceitável, suportava elevadas cargas axiais e não sofria as conseqüências do atrito ou fricção física. Mas, após algum tempo de uso, suas características mecânicas tornavam imprescindível sua substituição.

O tempo que duravam os componentes da transmissão dependia do uso da máquina, mas normalmente a vida útil média era de quatro a cinco anos, dependendo dos tipos de aplicação, peso sobre a mesa, lubrificação, temperatura e contaminação do ambiente.
Para estender sua vida útil era necessária a limpeza constante de seus elementos. Esta manutenção periódica reduzia a velocidade do desgaste, mas não o eliminava. Muitos usuários reclamavam da dificuldade e dos altos custos para prolongar a vida útil da máquina.
A lubrificação adequada era fundamental, pois sem isso a vida útil do equipamento caía em 90%.

Quando um eixo com transmissão mecânica se move à alta velocidade pode ocorrer o sobre-passo ou o ante-passo, como conseqüência do movimento giratório. Sua carga irá parar depois ou antes da posição desejada provocando aumento de tempo para estabilização e redução de rendimento. O codificador rotativo (encoder) determina o posicionamento do eixo com base no número de divisões movimentadas no seu disco rotativo. Não considera as condições térmicas que afetam o processo, como a expansão do fuso ou da rosca, seu desgaste, as folgas em ambos, ou mesmo as condições físicas do acoplamento. A posição real sofre os efeitos provocados por essas variáveis.

A Sodick queria oferecer a seus clientes um sistema que não fosse afetado por esses problemas … e em 1999 apresentou ao mundo suas máquinas de eletroerosão com motores lineares.

Como funciona o motor linear:

Motores lineares utilizam os mesmos componentes que os servo motores ( ímãs e bobinas de cobre ). Um motor linear é um servo motor desenrolado. Quando entra amperagem na bobina (aberta) de cobre, se cria um campo de força que a repele contra os ímãs. O motor é o propulsor do eixo, eliminando a necessidade de uma transmissão mecânica para movimentá-lo.

A tecnologia de motores lineares, que se vale de acionadores eletrônicos, é uma opção que traz vários benefícios, como o incremento na precisão, na repetibilidade, na velocidade e na aceleração. Como os motores lineares são propulsores eletrônicos diretos (sem componentes mecânicos), não apresentam folga ou desgaste físico, problemas inerentes aos sistemas de transmissão mecânica com fuso e rosca. A transmissão de dados para os motores lineares é instantânea através da utilização de um controlador de movimentos e o sobre passo ou ante passo não acontecem pois as réguas óticas estão acopladas diretamente ao eixo para medir o posicionamento.
Desta forma sempre se sabe a posição exata do eixo.  Motores lineares não produzem vibrações ou folgas.

 A precisão e estabilidade conseguidas por não haver contato físico tornam o uso de motores lineares uma opção ideal, mesmo para algumas aplicações que não precisam de sua velocidade, mas se beneficiam com sua precisão.

 Não se esqueça, somente Sodick oferece 10 anos de garantia na precisão de posicionamento