História da Sodick - Anos 1960

Primeira no mundo a desenvolver a tecnologia que permitiu a utilização prática de máquinas de eletroerosão (EDM).

Durante a Segunda Guerra Mundial, os Lazarenkos, uma equipe de cientistas da ex União Soviética composta por marido e mulher , descobriram pela primeira vez o principio da usinagem por descarga elétrica, o que tornou possível a usinagem de metais muito duros e produzir perfis muito complexos, o que antes não era possível de fazer utilizando ferramentas de corte convencionais . No pós-guerra os fabricantes do Japão também aguardavam a aplicação prática desta tecnologia.

No final dos anos 40 e início dos anos 50 tornou-se possível fabricar EDMs no Japão, mas essa tecnologia ainda estava afetada por uma série de problemas. A usinagem era muito lenta e o acabamento muito grosseiro. O elevado nível de desgaste dos eletrodos significava que a velocidade de usinagem não poderia ser aumentada e que a única aplicação prática para essas máquinas era a de perfurar metais muito duros.

Por volta de 1960 o fundador da Sodick, Sr. Toshihiko Furukawa, então um jovem de 20 anos, estava trabalhando para um fabricante japonês de máquinas ferramenta em Tóquio (a antiga Japax, Inc.) e ao mesmo tempo estudava teoria elétrica na universidade, com a esperança de encontrar uma forma para superar as questões tecnológicas das máquinas de eletroerosão. Foi uma época em que esteve extremamente ocupado, gastando dia após dia em sucessivas experiências.

Em 1963 seu árduo trabalho o levou à descoberta dos "Circuitos sem desgaste de eletrodo“ (1), cujo princípio foi descrito em sua tese. Devido ao fato de que a pesquisa de usinagem por descarga elétrica no Japão estava em sua infância, a descoberta de Furukawa não foi amplamente reconhecida. Mas, em vez de se sentir desencorajado, ele retornou a sua pesquisa e como resultado desenvolveu com sucesso o primeiro "gerador transistorizado sem desgaste de eletrodo" do mundo.

Posteriormente continuou a desenvolver o "Método Loran de usinagem" (2), que possibilita a usinagem com muita precisão das laterais de uma peça de trabalho. A extrema dificuldade deste processo fez com que seu desenvolvimento demorasse de 5 a 6 anos para ser concluído, mas Furukawa, sabendo o quão difícil seria a aplicação prática da eletroerosão sem esta tecnologia, persistiu com sua pesquisa até que finalmente conseguiu desenvolver o novo método.

Estas descobertas e desenvolvimentos, solucionando os problemas com precisão da usinagem e com o acabamento superficial, abriram o caminho para a rápida absorção das EDMs e revolucionou o mundo da usinagem de metais.

  1. "Circuitos sem desgaste de eletrodo“: um circuito elétrico da máquina de eletroerosão no qual o eletrodo não é consumido.

  2. "Método Loran de usinagem": um método de máquina de eletroerosão em que a superfície da peça de trabalho é terminado ao mover o eléctrodo para baixo e para cima e de lado a lado muito precisamente para conseguir o acabamento simultâneo de superfícies no curso de ambos os eixos.