História da Sodick - Fábrica na Tailândia

Aumento da demanda do exterior - construção na Tailândia da primeira fábrica fora do Japão

 

 

 

 

 

 

 

O compromisso da Sodick com o desenvolvimento de máquinas de alta tecnologia que atendessem às necessidades de seus clientes levou a um aumento gradual da demanda no exterior.

Em 1986 a taxa de exportação de máquinas da Sodick já havia aumentado para cerca de 30%, mas então o Japão foi atingido por uma rápida valorização do iene, a taxa de câmbio passou de aprox. 250 ienes por dólar para aprox. 150 ienes por dólar. Isto foi um duro golpe para o crescimento das exportações da Sodick.

Isso, juntamente com o fato de que as duas plantas japonesas da Sodick (Fukui e Kaga) foram incapazes de acompanhar a demanda, levou a empresa a considerar a construção de uma unidade de produção fora do Japão. Forma visitados vários países na Ásia antes de se decidir sobre a Tailândia como a opção mais adequada devido à sua conveniência e suas características nacionais. No entanto, muitas pessoas na empresa se opuseram à ideia preocupando-se com a aquisição de peças e a manutenção da qualidade das máquinas.

Mas o fundador da Sodick, o Sr. Toshihiko Furukawa decidiu estabelecer um sistema de produção em série no exterior era melhor maneira de lidar com as necessidades da empresa para o crescimento futuro e para atender a sua visão de como a empresa deve progredir, e assim os planos para uma fábrica na Tailândia foram seguidos.

Sodick (Thailand) Co., Ltd. foi fundada em novembro de 1988 como uma joint venture 50/50 com o Japão ASEAN Investment Co. Ltd.(atualmente Japan Asia Investment Co., Ltd.).

Dois anos depois, em julho de 1990, a planta na Tailândia foi concluída como a primeira unidade de produção no exterior da Sodick. A nova planta foi montada com equipamentos que permitiram que quase todos os componentes fossem fabricados como o seriam na Sodick no Japão, incluindo a mais avançada automação e instalações de produção integradas equivalentes as utilizados no Japão.

Graças ao trabalho duro e a determinação de seus funcionários a fábrica na Tailândia cresceu para se tornar uma unidade de produção robusta capaz de assumir todo o processo, desde a concepção de novas EDMs até a produção final.

15 anos após ser inaugurada já empregava mais de 1.000 colaboradores.

Em 2011 a planta foi inundada por enchentes mas foi totalmente restaurada posteriormente, e em fevereiro de 2013 uma segunda fábrica foi construída a poucos quilômetros de distância, em terreno mais alto.

A fábrica na Tailândia é hoje a principal unidade de produção da Sodick, representando cerca de 40% das vendas com produção mensal da ordem de 200 unidades.

Veja como são fabricadas nossas máquinas clicando aqui.

 

Entrevista com o Sr. Toshihiko Furukawa, fundador e presidente da Sodick

Devido aos impactos provocados pela rápida valorização do iene em 1986, você começou a pensar sobre a criação de fábricas fora do Japão.

O que o fez tomar a decisão de iniciar a expansão no exterior na Tailândia ?

Furukawa responde: inicialmente porque não podíamos mais continuar a produzir no Japão, além de não contarmos com pessoal e matérias primas suficientes para atender a demanda pois nossas fábricas de Fukui e Kaga já estavam operando no limite de sua capacidade. Na época eu achava que o maior problema era, provavelmente, a falta de pessoal.

Então realmente a única maneira de aumentar a produção era ir para o exterior, mas então a questão era para onde ? Passamos um bom tempo visitando vários países, mas no fim decidimos que a Tailândia seria a melhor opção. Muitos disseram que não era uma boa ideia, mas o povo tailandês é realmente muito agradável.

Depois que a planta Tailândia foi inundada em 2011, por que você decidiu construir uma segunda fábrica ?
Furukawa responde: nós tínhamos aprox. 1.500 funcionários naquele momento, e se você adicionar o pessoal das empresas terceirizadas, eram aprox. 2.000 pessoas que iriam perder seus empregos. Portanto, nós não podíamos simplesmente fechar a fábrica devido aos danos provocados pela inundação. Renovamos a planta danificada pelas enchentes e no ano seguinte construímos a segunda planta em um local mais elevado e melhor.

Assim aumentamos ainda mais nossa capacidade produtiva até atingir o nível atual.

E o que pensa agora sobre as fábricas na Tailândia?

Furukawa responde: eu acho que a Tailândia é muito legal.

Na realidade são nossos usuários que dizem que é ótima. Isso ocorre porque a Tailândia é um país fácil para visitar, seja da Europa, dos Estados Unidos, ou a partir de qualquer lugar do mundo. Se você está vindo da Europa a viagem demora cerca de 10 horas e não é necessário solicitar um visto de entrada.

Você pode simplesmente decidir que quer ir, e logo depois ir. Assim, para tarefas como o treinamento em máquina, você pode chegar lá em um dia, muito mais fácil do que ir para o Japão.

Também existe a vantagem que todos trabalham muito duro e não há muito com que se preocupar com o terrorismo.
Para a fabricar não há realmente lugar melhor, eu não vejo a necessidade de produzir em qualquer outro lugar.